sábado, 12 de maio de 2012

Você sabe quem foi Moreira César? - Ocupa Niterói atua mais uma vez

O grupo do "Ocupa Niterói" atuou novamente, ao colocar cartazes pendurados nas placas da Rua Moreira César, em Icaraí, Niterói. Hoje de tarde, enquanto andava percebi o cartaz e fui ver do que se tratava. Era um protesto em relação ao nome da rua. Pois podemos dizer que Moreira César foi um vilão na história do Brasil.


Texto do Cartaz:
"Conhecido como "O Corta-Cabeças", este coronel foi um dos maiores assassinos oficiais da história do Brasil, sendo "promovido" inúmeras vezes pelo Estado que defendia em consequência das mortes que promovia. Em sua biografia, destacam-se as rebeliões que ele ficou famoso por dissolver, começando por uma facada nas costas do jornalista Apulcro de Castro (1884), que falava mal do Império em seu jornal, passando pela destituição do primeiro governador da Bahia, José Gonçalves da Silva (1891) e diversas outras rebeliões populares ou mesmo militares que ele dizimou de maneira cruel, como apontam historiadores e o escritor Euclides da Cunha [destaques para a "Sublevação de Niterói" (1892), a "Revolta da Armada" (1893-1894) e a "Revolução Federalista" (1893-1895)]. O coronel morreu em Canudos, tentando dissolver mais este movimento revolucionário.
Tendo em vista esses fatos, propomos um rebatismo popular da Rua Moreira César em nome de Antônio Conselheiro, este líder popular que simboliza a força transformadora dos cidadãos, que podem, juntos, mudar as estruturas desiguais vigentes."


Entendendo a História:

Antônio Conselheiro foi um líder messiânico, dizia ser enviado de Deus contra às injustiças e atuou no Arraial de Canudos, no interior da Bahia. Ele era contrário ao pagamento de impostos e ao casamento civil. A comunidade era autônoma e, por  não estar a favor da república, foi fortemente atingida por tropas do governo.  Canudos foi tomada somente no quarto conflito com as tropas do governo. Devido aos ferimentos, Antônio Conselheiro morreu em 22 de setembro de 1897.


Clipe do O Rappa, "Súplica Cearense" (2008), da gravadora Warner Music, mostra de uma forma bem interessante alguns acontecimentos da Guerra de Canudos e chama a atenção por serem usados uns bonequinhos para contarem esta história. Vale a pena conferir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário