terça-feira, 1 de maio de 2012

Minuto de reflexão com Betina Restum


Estava conversando com minha prima Betina outro dia desses sobre a capa da Veja da semana passada.
Gente, nós achamos um absurdo a revista afirmar coisas do tipo “Quanto maior a altura de um homem, mais feliz ele é.”
Eu posso não ter pesquisas de Harvard ou coisa assim para dizer o contrário, mas acredito que vocês não pensem diferente de mim. O brasileiro, segundo a revista, está ficando cada vez mais alto, e ainda fala assim “A altura é um indicador de saúde confiável, capaz de traduzir as mudanças econômicas e sociais pelas quais o país passou ao longo das últimas décadas.”
Pra mim, a altura não influencia na felicidade de uma pessoa ou no salário que ela irá receber. Não posso comprovar, digo novamente. Mas é muita vontade de manipular ao colocar uma capa dessas, com um baixinho gordo zangado ao lado de um alto, magro e bonitão.
Eu não sei até que ponto essas pesquisas estão corretas, mas ficou ofensiva a forma como eles expressaram os dados. Parece que alteraram as pesquisas e teorias para pensarmos que de fato, os altos são melhores, mais felizes e mais bem sucedidos.
E a manchete de capa, então! “Do alto tudo é melhor”. Isso pode nos levar a pensar que há pessoas superiores a outras. Absurdo!
Apologias ao nazismo à parte, o que importa é que tenhamos a capacidade de tirar nossas próprias conclusões sem acreditar em tudo o que lemos.
Tenho mais ou menos  1,64m e sou muito feliz, viu? Quem está comigo? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário