quinta-feira, 31 de julho de 2014

1º mês em casa - dizendo adeus ao intercâmbio

Saudade é o que eu sinto pelo melhor semestre da minha vida!
 Depois do meu primeiro mês em Lille, eu escrevi o que eu sentia, o que eu pensava sobre a cidade, e sobre o fim de semana da minha viagem a Paris, para conhecer as pessoas da Comunidade de Sant'Egidio.

Agora, é o contrário. Voltei no mês passado, no dia 30 de junho. Foi incrível ver a minha família e amigos de novo, mas eu mudei. Às vezes, eu estranho comportamentos, mas eu esperava que isso acontecesse.
 

Sabe, eu fiz uma disciplina muito interessante na IÉSEG, chamada "Comunicação Intercultural". De todos os temas - eu posso escrever sobre eles mais tarde -, o que eu quero destacar é o choque cultural.

Semana de orientação: como tudo começou

No texto que o professor nos deu, diz assim: "O termo do choque cultural foi cunhado para descrever um tipo específico de reação que pode ocorrer quando as pessoas viajam para o estrangeiro ou confrontam modos de vida substancialmente diferentes dos seus."

As fases de quando entramos em contato com outra cultura podem ser representadas pela curva-w:


   
Antes dessa aula, eu pensei que tudo seria perfeito depois de voltar. No entanto, acabou por ser um choque cultural reverso, como a teoria diz que deve acontecer.

Tudo muda: literalmente
No início, quando eu voltei, tudo foi perfeito, incrível, maravilhoso! Exatamente o que eu pensei de Lille, no meu primeiro mês lá. Com o tempo, eu senti bastante falta do modo de vida com o qual eu me acostumei. É meio estranho que, em junho, tudo o que eu queria era estar aqui novamente, mas agora que eu estou, eu sinto falta (mais do que eu poderia imaginar), da linda cidade fria no norte da França.

Acho que na próxima semana vou me sentir melhor. Vou ter aulas e mais coisas pra fazer. Voltar não significou que eu continuaria sendo a mesma, porque as coisas não são as mesmas. Eu realmente sinto falta do Lucas, e ficar sem ele é uma grande mudança na minha vida. Eu não estou solteira, mas também não tenho a sua companhia.


Sinto falta da estação de metrô perto do Concordia
 
De qualquer forma, estou feliz que eu aprendi que as culturas podem ser diferentes sem que uma seja melhor que a outra. Percebi que nem todas as coisas são perfeitas na França, Itália ou Espanha. O problema é que nós, brasileiros, reclamamos muito sobre o nosso país. Quando na verdade, temos muitas qualidades pra se orgulhar!

Assim, agora estou mais feliz do que nunca por onde moro, e mais ainda tendo a consciência da sua realidade e dos seus problemas.

Talvez eu esteja vivendo, ao mesmo tempo, a fase da euforia, com o choque da volta, ou podemos apenas dizer que, basicamente, estou tendo uma crise.


Sinto falta da chuva
Na verdade, isso não importa, porque eu sei que vou me recuperar pouco a pouco. No último mês, eu estive feliz em sair com a minha mãe, com minhas melhores amigas, meus primos e meus amigos da Comunidade.

Ah, e eu não poderia esquecer: eu estou tocando vioão novamente. Até mesmo escrevi duas músicas desde que voltei! \o/
 

Mas, ainda não fui à praia. Na verdade, estou sentindo frio, mesmo depois de todo esse tempo em Lille, um lugar muito mais frio do que aqui! Acontece que 21ºC não é tão quente como eu pensava que fosse.

Sinto falta da Grand Place em Lille
A melhor parte de toda a experiência do intercâmbio é que eu tenho lembranças maravilhosas e fiz amizades incríveis, com as quais posso manter contato. Foi um sonho que se tornou realidade. Tenho orgulho de dizer que eu tive o melhor momento da minha vida. Este semestre foi o melhor de sempre, e valeu a pena!

A vida continua ... Estou à procura de um estágio, estou mudando meus hábitos alimentares e eu sei que, em um curto período de tempo, as coisas vão estar em seu devido lugar. Eu vou ficar bem!


Sinto falta de cada um de vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário