quarta-feira, 31 de julho de 2013

JMJ Rio2013 - Mais amigos, mais fé, mais coragem!


Eu devo dizer que a Jornada Mundial da Juventude Rio2013 mudou minha vida. Sério. No início, eu não tinha certeza do que esperar. Quero dizer, estava no Setor de Comunicação, as escalas eram muito desorganizadas, e eu estava completamente perdida. "O que vou fazer? Como? Quando?" - eu me perguntava. 

Na quarta-feira, 24, eu deveria ir para a Feira Vocacional a fim de escrever uma matéria. Não queria ir sozinha, e então, Gabriela e Lucas me disseram que eles também gostariam de ir. Estava tão feliz! Enquanto caminhávamos, conhecemos Gledis e Zola na frente do stand da Comunidade de Sant'Egidio, e elas disseram: "Bonjour!". Foi assim que começou essa incrível amizade. Depois disso, as coisas ficaram cada vez melhores!

Ainda na quarta-feira, nós fomos à Paróquia do Divino Espírito Santo. Cantamos muitas músicas, conhecemos mais pessoas, e nós rezamos. Eu tinha tanto pelo que agradecer!

Na quinta-feira, nós tivemos um bom jantar depois do evento com o Papa. Tudo era maravilhoso. O discurso do Papa Francisco, as músicas, a boa energia, a felicidade nos olhares de todos. Não importava o quanto estava frio. Não importava nem se estava chovendo. Todos nós, peregrinos, voluntários, pessoas de quase todos os cantos do mundo juntos na Praia de Copacabana era como um milagre. Aquelas imagens na minha mente parecem um sonho maravilhoso. Ainda sinto a energia. Minha fé ficou muito mais forte. Eu me sinto mais forte do que costumava ser.



Todos os eventos que se sucederam na sexta-feira, sábado e domingo foram extremamente emocionantes. Cada palavra que Papa Francisco dizia combinou exatamente com todas as coisas que meus amigos e eu aprendemos com a Comunidade. 

Eu mudei. Não me sinto como aquela garotinha tão medrosa de quase tudo. Agora eu entendo. Tudo está perfeitamente claro, porque eu ouvi a Deus. Ele falou comigo através dessa experiência de ser uma pequena parte na JMJ. Nós éramos 3 milhões de pessoas com culturas diferentes, mas uma fé.

O que Papa Francisco falou foi tão bonito! Nós devemos não temer nada, porque Deus está sempre conosco. Sabe, estar bem ao lado do Papa não quer dizer estar mais perto de Deus. Ir para a igreja só para rezar não é o suficiente também. Mas enquanto você está ajudando os outros, assim você encontra Jesus bem na sua frente.

O que eu mais gostei sobre a Comunidade de Sant'Egidio é a importância que os participantes dão à amizade. Isso é tudo o que precisamos. É um maravilhoso presente não só para oferecer, como também para receber. Agora nós demos esperar pelos frutos que essa árvores plantada no Rio dará. "Ide, sem medo, para servir" - Papa Francisco, JMJ Rio2013.

"Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me". (Mateus 25:35-36).




Nenhum comentário:

Postar um comentário