segunda-feira, 8 de julho de 2013

Meu primeiro estágio no Jornal O São Gonçalo - vivenciando o jornalismo diário

Sendo uma estudante de Jornalismo, sentia, no início do ano, no 3º período, a vontade de começar um estágio que me desenvolvesse profissionalmente. Foi bastante complicado de conseguir.  Já tinha feito duas entrevistas, uma no ano passado, e outra esse ano, além de ter enviado meu currículo para vários lugares.

Até que, em abril, eu consegui! O Jornal O São Gonçalo me chamou para estagiar, e eu não poderia ter ido para um lugar melhor. Sinto que sou outra pessoa. Aprendi muito sobre jornalismo diário com as pessoas que lá trabalham, as quais se tornaram verdadeiros professores, me ensinando o modo de escrever para cada editoria, de que forma agir em certos casos,  como enterros ou locais de homicídio, e como ser uma jornalista de fato.

Colegas do Jornal O São Gonçalo <3


Mesmo que eu tenha enfrentado dificuldades, como a perda de tempo para estudar, hoje eu sei que na verdade, eu não perdi tempo nenhum, mas pelo contrário: só tive a ganhar.  

Entrei no jornal como uma menina que tinha vergonha de até mesmo falar no telefone. Venci minha timidez diariamente, tendo que, como já esperava, lidar com várias pessoas, desde políticos, até traficantes,  sabendo fazer as perguntas certas, buscar sempre a informação correta e nunca desistir de fazer o melhor para o leitor.  

Mamãe e Ivone na capa do jornal \o/
Cada dia no jornal foi um aprendizado, com vários momentos de risadas, conversas, textos, telefonemas e diversão. Aproveitei bastante esses três meses. Quero agradecer a todo mundo por ter sido tão legal e compreensivo comigo. Meus colegas de trabalho, sejam fotógrafos, repórteres, estagiários, editores, e todos os outros, são insubstituíveis na minha vida, na minha formação profissional e na forma como eu encaro o mundo.

Lembro que quando vi meu nome assinado pela primeira vez, pulei de alegria, fiquei radiante o dia todo, mamãe comprou uns 10 jornais para distribuir pros amigos e parentes! Tive a certeza de que (dessa vez, rs) escolhi a carreira certa! Nunca fui tão feliz como agora. Estou realizada! Claro, tiveram dias em que achei que não fosse aguentar. A faculdade, com suas 11 matérias e infinitos livros e trabalhos, exigia muito, e ainda assim, consegui vencer e manter minhas notas da forma como eu gosto: altas. Neuroses à parte, agradeço a Deus por ter me mostrado o Jornal O São Gonçalo, onde além de colegas, fiz amigos, além de matérias, fiz sonhos, e além de ligações, venci minha vergonha. 

Primeira matéria assinada =D


A Jornada Mundial da Juventude vem aí e espero que ela renove minha fé, aumentando-a cada vez mais, porque eu sei que é Deus que indica o melhor caminho, e cabe a gente fazer a escolha de qual seguir. 

Estou agora com outro objetivo, que é o de fazer um intercâmbio no ano que vem. Não sei se vou conseguir, mas com certeza, valerá a pena tentar.

Quero também que saibam que esse não é um adeus, mas um até logo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário