terça-feira, 10 de dezembro de 2013

"É melhor ser gentil do que ter razão"


Quando li "O Lado bom da Vida", escrito por Matthew Quick, sabia que não era um livro qualquer. Mas hoje percebi que ele pode ser um verdadeiro guia para minha vida. Tenho mais em comum com o Pat do que pensei.

Reconheço que tenho um problema muito sério de não conseguir controlar meus sentimentos. Não acredito que seja errado deixar de falar algo que pensei, mas devo me preocupar bem mais com a forma como eu falo tal coisa. Minha dificuldade, e talvez de outras pessoas, está bem aí. Eu não me controlo e acabo muitas vezes sendo grossa com pessoas cujas opiniões são diferentes das minhas.

Eu amo rezar, amo ir à Igreja, mas admito: não sei lidar com gente que não pensa igual a mim. Não é como se eu quisesse tratar todo mundo mal, ou sinta prazer em ser bruta. É complicado para mim buscar um controle, porque sempre quis ser muito honesta e transparente. Só que na sociedade em que a gente vive, não é nada educado sair esbaforindo de raiva por aí.

Assim, justamente para seguir os passos de tudo o que acredito ser o certo, decidi hoje ser uma pessoa melhor. Como? Vou praticar o que Pat fazia no livro. Quando achar que vou perder o controle, pensarei: "estou praticando ser gentil, ao invés de ter razão". Fecharei meus olhos por uns dois segundos, vou respirar e deixar levar.

Não vale a pena querer tanto ter razão a ponto de perdê-la por desrespeitar alguém. Os momentos passam, assim como as vontades e sentimentos. O que é importante em um momento não é no outro. Às vezes, é melhor simplesmente ser gentil.



Além de tudo isso, está chegando a minha época do ano favorita, que é o Natal. É, portanto, um tempo para refletir o que fizemos ao longo do ano e observarmos em que precisamos melhorar, para sermos pessoas melhores no próximo ano. É um tempo de renascermos, de jogarmos fora tudo aquilo que não faz bem a ninguém, de aprendermos como mudar. O primeiro passo para vencer uma dificuldade é reconhecê-la. Melhor do que querer mudar é saber exatamente que parte precisa de mudanças.

Vou terminar com uma música bem bonita do The Killers feat. Dawes, "Christmas in L.A". Até à próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário