quarta-feira, 14 de março de 2012

O que está acontecendo na Síria?

Parei para refletir sobre o que diabos está ocorrendo na Síria e o por que de haver tantas manifestações terminando em mortes por lá.


Agora, vamos entender quem governa este país: Bashar al-Assad (wikipedia). 


Ele é o presidente desde 2000. Ora, estamos em 2012. Até quando esta pessoa pretende assumir tal cargo?


Hillary Clinton se pronunciou na segunda-feira sobre este tema: 


"O povo sírio deveria ter a mesma oportunidade de trilhar seu futuro como tiveram os povos da Tunísia, Egito, Líbia e Iêmen", indicou a ex-primeira-dama americana no debate realizado no Conselho de Segurança sobre a Primavera Árabe e que acabou centrado na crise síria. (notícias.terra).

A repressão aos manifestantes está sendo realizada agressivamente e na segunda-feira foram encontrados 47 corpos de mulheres e crianças decorrentes do massacre na cidade de Homs. O Estado acusa terroristas, enquanto que o Conselho Nacional Sírio diz que a responsabilidade é dos aliados do presidente Bashar Assad. (Para mais informações clique aqui - Diário do Grande ABC).
Burhan Ghalioun é o líder do CNS e, na terça, teve um encontro com Kofi Annan na Turquia na busca de uma solução política e diplomática. Caso isto não seja possível, os rebeldes poderão receber armamentos de governos de outros países. (clique aqui - O Globo).

Apesar de tudo, não é fácil para outros países intervirem e até mesmo a ONU enfrenta desafios. Rússia e China são obstáculos a serem ultrapassados nesse planejamento de socorro à Síria, como podemos observar no seguinte trecho retirado do site da terra:

"No início de fevereiro de 2012, quando completavam-se 30 anos do massacre de Hama, as forças de Assad iniciaram uma investida contra Homs, reduto da oposição. Pouco depois, a ONU preparou um plano que negociava a saída pacífica de Assad, mas Rússia e China vetaram a resolução, frustrando qualquer chance de intervenção, que já era complicada. Uma ONG ligada à oposição estima que pelo menos 8,5 mil pessoas já tenham morrido, número superior aos 7,5 mil calculados pela ONU." (Para ler a matéria completa clique aqui - Notícias Terra).

Um dos métodos de repressão por parte do governo que está sendo bastante usado é a tortura, que por si só já é composta pelos mais trágicos modos.

"Todos os dias nos tiravam da cela durante uma ou duas horas para nos machucar. Éramos forçados a nos ajoelhar, com os olhos vendados e as mãos amarradas, na sala de interrogatórios e nos batiam por todos os lados. Assim foi durante seis dias", relata Raed, jovem de 27 anos que esteve preso por uma semana. (clique aqui).


Mesmo com tantos acontecimentos trágicos, o presidente da Síria, Bashar al-Assad não está dando o braço a torcer e nesta terça-feira rejeitou as propostas de Kofi Annan, enviado da ONU e da Liga Árabe à Síria. Propostas estas que diziam respeito ao fim da repressão violenta e da garantia de ajuda humanitária de forma segura aos locais onde segundo a ONU mais ocorreram mortes no último ano.

Nesta quarta, Annan deve comentar a decisão de Assad. (aqui). 








quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher

8 de março

Donas de casa, médicas, advogadas, mães, tias, primas, avós, professoras, irmãs. Amadas, irritantes, sorridentes, sensíveis, instáveis, seguras, enfim. São tantas características, infinitas qualidades as quais relacionamos às mulheres. Somos únicas, somos unidas, somos competitivas, somos amigas.
Fofocamos, brigamos, nos divertimos. Vivemos intensamente.

Hoje agradecemos as tantas que no passado quebraram paradigmas e deram a volta por cima, transformando o papel feminino na sociedade. Hoje estudamos, trabalhamos, somos independentes, livres. A luta, entretanto, ainda existe, não deixemos os problemas de lado. Continuemos buscando nosso merecido espaço e direitos iguais.

Diferentes belezas formam os lindos traços femininos. Todas são bonitas e especiais a sua maneira, mas é preciso ter confiança em si mesma e saber encarar o que vem pela frente.

Homens ocupam nossa mente boa parte do tempo, e somos magoadas, amadas, rejeitadas, desejadas, amigas. É assim que funciona. Quando somos correspondidas por aquela pessoa especial, o mundo ganha cor, o dia amanhece mais lindo e o sol brilha mais.

Amizade homem-mulher é completamente possível, normal e maravilhoso. Há quem diga que isso não exista, não entendo o porquê, mas enfim.

Sei que o dia está acabando e que demorei para postar este texto, mas ainda está valendo para desejar um Feliz Dia da Mulher para todas!

Mulheres de todo mundo, uni-vos!