sexta-feira, 20 de julho de 2012

O poder sobre quem você é está em suas mãos...


Ao assistir aos filmes de heróis dos quadrinhos, parei para pensar. Qual é a grande diferença entre eles e as pessoas comuns? Poderia ser a força, as capacidades extraordinárias, ou as roupas fora de moda. Mas, não. Eu diria que é algo muito mais íntimo, algo que os caracteriza mais do que qualquer outra coisa. E isso, meus caros, eu chamo de personalidade. Há certas características, próprias de um verdadeiro herói, que as pessoas em geral não colocam em prática. Os heróis têm uma diretriz, um objetivo. Eles são destemidos, atentos e preocupados. 

HONRA 
JUSTIÇA
CORAGEM
HUMOR







RESPONSABILIDADE

Apesar do Homem de Ferro e Batman não terem sofrido transformação física - mesmo que o Tony Stark tenha aquele dispositivo no peito, o Homem Aranha é, para mim, o herói que mais está próximo de uma pessoa comum, ou melhor, de um adolescente. Peter Parker deixou o lado bom falar mais alto. Verdade que sua história é um drama, e que ele sofreu bastante, mas se você parar para pensar, não é assim com todos nós? Quem nunca fez algo do qual tenha se arrependido, como magoar alguém próximo e querido, ou não sinta saudade de alguém que partiu deste mundo? 

Talvez, se as pessoas comuns seguissem o lado bom que há nelas, o mundo não seria tão hostil. Guerras e conflitos seriam evitados, raivas seriam controladas e traições não existiriam.

O que o mundo precisa não é de 1 herói, mas sim de 7 bilhões de pessoas dispostas a se tornarem os heróis da própria vida. O ser humano trava uma batalha diariamente consigo mesmo, porque ninguém é totalmente bom, caridoso, ou compreensivo. Temos falhas, e todos nós temos um vilão esperando ser despertado. Cabe a você definir quem você é e o que deve fazer. Por mais que seja difícil e ainda não saiba, o poder está em suas mãos, basta saber usá-lo para descobrir. Eu ainda estou a procura do herói que existe em mim. 

E você?


Breve História do Rock - 00's

O novo século, iniciado em 2001, não trouxe sorte para o rock, pois este gênero perdeu cada vez mais espaço para a música pop. 

O indie rock se perdeu um pouco e, as novas bandas que o assumiam, ou tentavam dar conta do estilo, acabaram por deixá-lo descompassado. Ao menos é o que explica a wikipedia. Portanto, os conjuntos dos anos 2000 inovaram o indie rock, trazendo novos estilos, ainda não bem definidos. Por outro lado, houve a criação de novo estilo, em 2003, pela banda HIM, chamado Love Metal, o qual foi inspirado na literatura romântica do século XIX. 
Pior ainda foi para a música brasileira, já que houve a morte da cantora Cássia Eller e do integrante dos Titãs, Marcelo Frommer em 2001. Além disso, Herbert Vianna, dos Paralamas, sofreu um acidente de ultraleve, através do qual sua esposa faleceu e ele ficou paraplégico. 


Apesar do grande problema que o destino colocou na frente de Herbert Vianna, ele não desistiu, pelo contrário, enfrentou de cabeça erguida e com muita coragem. Continuou a tocar, a seguir seus instintos e a cumprir sua missão, pois segundas chances não são dadas para serem desperdiçadas. 


Dirigido por Pedro Bronz, o documentário "Herbert de Perto", conta a vida e a superação do líder dos Paralamas do Sucesso, que é uma das bandas mais influentes do país.


Se quiser conferir o trailer do filme, clique aqui.




"Show da volta dos Paralamas, no Projac, em 2002. Durante uma breve parada para ajustes técnicos, Herbert Vianna interage com a platéia e puxa "Quase Um Segundo", com um belo acompanhamento do teclado de João Fera."

Destaques nacionais da primeira década:





Detonautas Roque Clube - conhecida como simplesmente Detonautas, Pitty, CPM 22, entre outros. 


No heavy metal: ShamanHangarMindflowHibria, Torture SquadBurning in HellShadowside...


Ainda podemos indicar o surgimento de bandas como Nx Zero e Fresno, com suas letras - ironias à parte, repletas de razões e emoções. 

Destaques internacionais: 

Franz Ferdinand, Death From Avove 1979, Wolfmother, The Vines, The White Stripes, The Mars Volta, The Strokes, dentre outros.

Só para constar, alguns desses grupos foram formados nos anos 90, mas obtiveram relativo sucesso na década seguinte. 

Curiosidade:
"Seven Nation Army" do The White Stripes, grupo formado em 1997, ganhou o Grammy de melhor música de rock em 2004.


Melhor Canção de Rock - Grammy 2004
Seven Nation Army, Jack White, songwriter (The White Stripes)

Aproveitem!

Quer conferir as melhores músicas dos anos 00? É só clicar aqui.

Fim da 'Breve História do Rock'


Agora está nas mãos dos futuros artistas escreverem a história do rock!









Os tempos mudaram e as inovações são inevitáveis, mas só espero que a música não perca a belíssima alma que os ídolos do passado construíram para nossos ouvidos, e que possamos apreciar nas próximas letras e melodias, ao menos uma fração da emoção, envolvimento, paixão e empatia, que fizeram o legado do passado ser tão marcante e insubstituível.





Quer relembrar aluma década?

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Breve História do Rock - 90's


Vimos no post anterior que a MTV Brasil chegou em 1990, e com ela, muitas bandas e muitos estilos musicais diferentes! A década de 90 me surpreendeu com sua diversidade. 
Finalmente, chegou a época da minha infância! 


Abecedário dos sucessos internacionais:

*Alice in Chains
*Belle & Sebastian, Blink-182, Blur
*Coldplay, Creed
*Dinosaur Jr.
*Evanescence
*Faith No More
*Green Day
*Hellhammer
*In Flames
*John Petrucci (guitarrista do Dream Theater)
*Krisiun, Korn
*The Libertines, Living Colour, Linkin Park
*Marilyn Manson
*Nirvana, Nickelback
*Otep, The Offspring, Oasis
*Pearl Jam
*Queensryche
*Rammstein, Radiohead
*Sum 41, Slipknot, System of a Down
*Three Days Grace
*U2 ( Mudou o estilo musical com o lançamento de "Achtung Baby")
*Venom
*Weezer
*X-Men (não tinha o que colocar na letra x!) Mas por acaso, se quiserem ver a abertura do desenho da década de 90, cliquem aqui. 
*Yellowcard
*Zombie (música do grupo The Cranberries).


"Colour my life with the caos of trouble..." 

Belle & Sebastian,  formada em 1996, na Escócia, é a minha banda favorita dos anos 90. Não apresentando um único estilo que a descreva por completo, ela  tem uma pegada de indie rock e pop rock. O que importa é que vale a pena se deixar levar pelas músicas maravilhosas dessa banda! Assim como The Smiths, conheci B&S quando assisti ao filme "(500) Dias com Ela", através de uma referência à música "The Boy With The Arab Strap". Além de ser um dos meus filmes favoritos, recomendo muitíssimo conferir a trilha sonora. 
Curiosidade: 
O nome da banda faz uma referência a um livro infantil francês, "Belle et Sébastien", escrito por Cécile Aubry.


"With the lights out its less dangerous..."

Nirvana é uma das bandas que mais se destacou nos anos 90. Após o lançamento de "Smells Like Teen Spirit", o primeiro single do álbum "Nevermind" (1991), o sucesso foi concretizado.

Em 1992, o álbum ficou no topo da Billboard, e no mês em que isto ocorreu, a Billboard declarou: "Nirvana é aquela banda rara que tem tudo: aclamação da crítica, o respeito da indústria, o apelo pop da rádio e uma base sólida de rock universitário/alternativo."

O vocalista, Kurt Cobain, suicidou-se em 1994. Ele tinha problemas com drogas e há quem diga que ele sofria de depressão. De qualquer forma, suas músicas não serão esquecidas e seus trabalhos marcaram a história do rock. 


Destaques nacionais:

Mamonas Assassinas, Skank, Pato Fu, Sepultura (começou no final dos anos 80), Jota Quest, Raimundos, Cássia Eller, Los Hermanos, Angra, O Rappa, dentre outros.



Los Hermanos lançou sua música mais famosa, Anna Julia, em 1999, com a participação da atriz, Mariana Ximenes, no videoclipe. 







Os principais astros da música nacional dos anos 90 são os Mamonas Assassinas, que conquistaram os brasileiros, ou melhor, permanecem conquistando. Um infeliz acidente de avião, em 1996, levou deste mundo os queridos Mamonas:  Alecsander Alves (Dinho), Bento Hinoto, Júlio Rasec, Samuel Reoli e Sérgio Reoli. 

Os cômicos músicos gravaram sucessos como "Pelados em Santos", "Robocop Gay", "Vira-Vira", "Lá vem o alemão" e "Chopis Centis". 





Aproveitem!

Quer conferir as melhores músicas dos anos 90? É só clicar aqui.

Próximo post: Primeira década do século XXI - anos 2000

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Breve História do Rock – 80’s


Criação da MTV


*Canal destinado a passar os videoclipes dos artistas foi criado em 1981. 
*A MTV Brasil surgiu apenas em 1990.





Primeiro Rock in Rio, 1985
1 milhão e 380 mil pessoas.
Jacarepaguá, RJ.

* 3 coisas que você não sabia sobre o Rock in Rio de 1985:

*Matthias Jabs, guitarrista do Scorpions, tocou com uma guitarra com o corpo com o formato da América do Sul, inspirado no logo do festival. Para não fazer feio em cima do palco, a banda ainda contava com um coreógrafo, e cada pulo e giro de microfone era ensaiado. 


*O sino que o AC/DC tocava no início de “Hell’s bells” pesava 1.500 quilos, e teve que ser trazido de navio. Mas, na hora de subir no palco, não deu: a estrutura não aguentaria o peso. A solução foi uma réplica de gesso do sino, e a badalada foi disparada eletronicamente. 

*Com medo de que Ozzy Osbourne cometesse alguma loucura como comer morcegos no palco, a organização o proibiu contratualmente de abocanhar qualquer animal vivo durante o show. Para garantir que a cláusula fosse cumprida, membros da sociedade protetora dos animais fiscalizaram o show. 
Fonte: G1




Qual dia vocês iriam? (Caso fosse possível, eu teria gostado de ir nos dias 13, 15 e 18)



11 de janeiro de 1985

Queen 

Iron Maiden 

Whitesnake 

Baby Consuelo e Pepeu Gomes 

Erasmo Carlos 

Ney Matogrosso


12 de janeiro de 1985

George Benson 

James Taylor 

Al Jarreau 

Gilberto Gil 

Elba Ramalho 

Ivan Lins 

13 de janeiro de 1985

Rod Stewart 

Go Go's 

Nina Hagen 

Blitz 

Lulu Santos 
Os Paralamas do Sucesso 


14 de janeiro de 1985
James Taylor 
George Benson 
Alceu Valença 
Moraes Moreira

15 de janeiro de 1985

AC/DC 

Scorpions 

Barão Vermelho 

Eduardo Dusek 

Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens 



16 de janeiro de 1985

Rod Stewart 
Ozzy Osbourne 

Rita Lee 

Moraes Moreira 

Os Paralamas do Sucesso

17 de janeiro de 1985
Yes
Al Jarreau
Elba Ramalho
Alceu Valença  



18 de janeiro de 1985

Queen
Go Go's
The B-52's
Lulu Santos
Eduardo Dusek
Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens 


19 de janeiro de 1985

AC/DC
Scorpions
Ozzy Osbourne
Whitesnake
Baby Consuelo e Pepeu Gomes 


20 de janeiro de 1985

Yes
The B-52's
Nina Hagen
Blitz
Gilberto Gil
Barão Vermelho
Erasmo Carlos






Fonte: listal (programação) e JB (fotos)











Destaques internacionais:
Bon Jovi, Skid Row, The Smiths, Journey, U2, Blondie, A-Ha,  Bryan Adams, Metallica, B-52’s, INXS, Guns N’ Roses, R.E.M., Ozzy Osbourne, Slayer, Megadeth,  Anthrax, The Bangles (grupo formado apenas por mulheres), dentre outros.











The Go-Go's ficou conhecida no início dos anos 80. 
Foi o primeiro grupo feminino, em que as integrantes   escreviam as músicas e tocavam os instrumentos, a ter um álbum no topo das paradas da Billboard, "Beauty and the Beat".  







Iron Maiden é uma banda que, apesar de ter surgido na década anterior, começou sua carreira de sucesso no início dos anos 80, com o segundo álbum da banda, “Killers”.  O que marcou a estreia de Bruce Dickinson na banda foi o álbum “The Number of the Beast”, no qual há uma das músicas mais conhecidas, “Run to the Hills”.


Li num site que o show deles no Rock in Rio (1985) começou dois minutos para a meia noite. - "Two minutes to midnight" é outro sucesso.




The Cure é outro exemplo de banda que foi formada nos anos 70 e só veio a fazer sucesso comercial depois, mais precisamente a partir de 1985, com o lançamento de “The Head on the Door”, tornando-a mais conhecida mundialmente.  Um dos seus singles mais famosos, “Boys Don’t Cry”, só chamou a atenção do público anos depois de seu lançamento no final da década de 1970. 





Curiosidade: 
Sebastian Bach, que já foi vocalista do Skid Row, 
teve participação na série de TV americana "Gilmore Girls". 

*POP*
Revolucionária da música pop, Madonna veio para inovar. A frente de seu tempo, ela utilizou a tecnologia da época, fazendo grande sucesso não apenas lá no início da carreira, como também na atualidade.                                                               Já que estamos falando dos anos 80o Rei do Pop – Michael Jackson –, também merece ter seus sucessos mencionados, como o álbum “Thriller” de 1982, tendo “Beat it”, “Billie Jean” e “The Girl is Mine”, a qual foi gravada com Paul McCartney.  Inovador, destemido e brilhante, assim era Michael Jackson.



Destaques nacionais:
Legião Urbana, Titãs, Paralamas do Sucesso, RPM, Engenheiros do Havaí, Biquíni Cavadão, Barão Vermelho, Blitz, dentre outros.
Renato Rocha, baixista da Legião, teve sua vida virada de ponta cabeça. Foi o que mostrou a Record, numa reportagem sensacionalista, na qual exibia o ex-baixista morando nas ruas. É lamentável, mas ao que tudo indica, ele próprio se afundou. De qualquer forma, espero que ele supere. Se quiserem assistir a reportagem, o vídeo está neste link.
Um filme sobre Renato Russo, líder da Legião, que morreu em 1996, aos 36 anos, está sendo feito.  O ator Thiago Mendonça representará o trovador solitário. Mais informações em: "Somos tão Jovens".



“Eu vejo o futuro repetir o passado...”
Cazuza quis sair do Barão Vermelho para seguir carreira solo em 1985. Gravou sucessos como: "Exagerado", "Codinome Beija-Flor", "Ideologia", "O Tempo não Pára" e "O Nosso Amor a Gente Inventa", sendo até hoje um dos maiores ídolos da música brasileira. Cazuza não foi apenas um cantor, foi um poeta. Vivia com liberdade e ousadia, enquanto escrevia com sabedoria de quem soube destrinchar as armadilhas da vida. Devido ao HIV, ficou com a saúde comprometida e veio a falecer em 1990.

Cazuza deixou uma exagerada ideologia, a qual diz que, como o tempo não pára, devemos usar todo o amor que houver nessa vida pro dia nascer feliz, de forma que os heróis não morram de overdose e as ideias, finalmente, possam corresponder aos fatos.


Aproveitem!

Quer conferir as melhores músicas dos anos 80? É só clicar aqui.

Próximo post: Década de 90

domingo, 15 de julho de 2012

Breve História do Rock - 70's


Os ritmos dessa década de 70 começam a ficar mais diferenciados, pois nós encontramos uma batida mais pesada no heavy metal, outra mais descontraída na dance music. Também há o pop rock, o new wave, o punk rock, que estourou mesmo nos anos 80, e o rock progressivo. - Foi uma confusão para mim juntar tudo dos anos 70. - A massificação da música foi muito grande nessa época, ainda mais porque as bandas começaram a entrar com tudo na onda dos videoclipes. Imaginem, só pela quantidade de novos estilos musicais, o número de bandas que surgiram nos anos 70.

Paul McCartney, em 1971- um ano após a separação dos Beatles -, sentiu a vontade de formar nova banda de rock, e assim nasceu o grupo Wings, que em 1976 lançou "Silly Love Songs", ocupando o primeiro lugar da Billboard daquele ano.




Destaques internacionais:

Pink Floyd, Queen, Deep Purple, Alice Cooper, Creedence Clearwater, Neil Young, Brian Ferry, Elton John, David Bowie, Kiss, Motörhead, AC/DC, Sex Pistols, The Police, Van Halen, The Clash, Crosby, Stills, Nash & Young, Blondie, Ramones, Bruce Springsteen, Aerosmith, dentre outros. 

Lembrando que, por exemplo, Led Zeppelin e Black Sabbath continuaram a fazer sucesso durante os 70's. 





Curiosidade: Phil Collins, famoso pela música "You'll be in my heart" do filme da Disney, "Tarzan", era baterista da banda Genesis. Na verdade, a banda começou a fazer sucesso depois da entrada dele.


Fugindo do som 'disco', formavam-se bandas com um ritmo que ficou sendo chamado new wave of british heavy metal. Não sendo, portanto, nem punk, nem new wave e muito menos dance music, nasciam grupos como Judas Priest, Samsom e Iron Maiden. 





Joan Jett (a de preto na foto) teve a ideia de formar uma banda só de mulheres. 
Dito e feito, em 1976, surgia The Runaways. 


Destaques nacionais: 

Secos & Molhados, Clube da Esquina, Raul Seixas, Casa das Máquinas, O Terço e Sá, Rodrix e Guarabyra.

No Brasil ocorreu ainda uma mistura de sertanejo com rock, chamada "Invasão Nordestina", através da qual podemos indicar nomes como Fagner, Zé Ramalho e Belchior. 

Não foi só no quadro internacional que separações ocorreram, por exemplo a dos Beatles. A música brasileira também passou por mudanças, como a saída de Rita Lee dos Mutantes em 1972. 

Em sua carreira solo, Rita Lee lançou um dos álbuns de maior sucesso, "Fruto Proibido" em 1975.

Quanto aos Mutantes, depois de muitas mudanças, encontraram o seu fim em 1978.



Ditadura

Tendo em vista que o Brasil vivia época de forte repressão política devido à Ditadura Militar, personalidades da música nacional sofreram o exílio, como Caetano Veloso e Gilberto Gil, que ficaram fora do país de 1969 a 1972. 

Raul Seixas também foi um representante da voz do povo demonstrando insatisfação ao regime militar. Dentre as músicas dele, "Mosca na Sopa" merece ser destacada nessa questão de se opor às opressões daquele período. Ele usava artifícios nas letras das músicas, de modo que driblasse a censura. 



Aproveitem!

Quer conferir as melhores músicas dos anos 70? É só clicar aqui.

Próximo post: Década de 80