domingo, 15 de julho de 2012

Breve História do Rock - 70's


Os ritmos dessa década de 70 começam a ficar mais diferenciados, pois nós encontramos uma batida mais pesada no heavy metal, outra mais descontraída na dance music. Também há o pop rock, o new wave, o punk rock, que estourou mesmo nos anos 80, e o rock progressivo. - Foi uma confusão para mim juntar tudo dos anos 70. - A massificação da música foi muito grande nessa época, ainda mais porque as bandas começaram a entrar com tudo na onda dos videoclipes. Imaginem, só pela quantidade de novos estilos musicais, o número de bandas que surgiram nos anos 70.

Paul McCartney, em 1971- um ano após a separação dos Beatles -, sentiu a vontade de formar nova banda de rock, e assim nasceu o grupo Wings, que em 1976 lançou "Silly Love Songs", ocupando o primeiro lugar da Billboard daquele ano.




Destaques internacionais:

Pink Floyd, Queen, Deep Purple, Alice Cooper, Creedence Clearwater, Neil Young, Brian Ferry, Elton John, David Bowie, Kiss, Motörhead, AC/DC, Sex Pistols, The Police, Van Halen, The Clash, Crosby, Stills, Nash & Young, Blondie, Ramones, Bruce Springsteen, Aerosmith, dentre outros. 

Lembrando que, por exemplo, Led Zeppelin e Black Sabbath continuaram a fazer sucesso durante os 70's. 





Curiosidade: Phil Collins, famoso pela música "You'll be in my heart" do filme da Disney, "Tarzan", era baterista da banda Genesis. Na verdade, a banda começou a fazer sucesso depois da entrada dele.


Fugindo do som 'disco', formavam-se bandas com um ritmo que ficou sendo chamado new wave of british heavy metal. Não sendo, portanto, nem punk, nem new wave e muito menos dance music, nasciam grupos como Judas Priest, Samsom e Iron Maiden. 





Joan Jett (a de preto na foto) teve a ideia de formar uma banda só de mulheres. 
Dito e feito, em 1976, surgia The Runaways. 


Destaques nacionais: 

Secos & Molhados, Clube da Esquina, Raul Seixas, Casa das Máquinas, O Terço e Sá, Rodrix e Guarabyra.

No Brasil ocorreu ainda uma mistura de sertanejo com rock, chamada "Invasão Nordestina", através da qual podemos indicar nomes como Fagner, Zé Ramalho e Belchior. 

Não foi só no quadro internacional que separações ocorreram, por exemplo a dos Beatles. A música brasileira também passou por mudanças, como a saída de Rita Lee dos Mutantes em 1972. 

Em sua carreira solo, Rita Lee lançou um dos álbuns de maior sucesso, "Fruto Proibido" em 1975.

Quanto aos Mutantes, depois de muitas mudanças, encontraram o seu fim em 1978.



Ditadura

Tendo em vista que o Brasil vivia época de forte repressão política devido à Ditadura Militar, personalidades da música nacional sofreram o exílio, como Caetano Veloso e Gilberto Gil, que ficaram fora do país de 1969 a 1972. 

Raul Seixas também foi um representante da voz do povo demonstrando insatisfação ao regime militar. Dentre as músicas dele, "Mosca na Sopa" merece ser destacada nessa questão de se opor às opressões daquele período. Ele usava artifícios nas letras das músicas, de modo que driblasse a censura. 



Aproveitem!

Quer conferir as melhores músicas dos anos 70? É só clicar aqui.

Próximo post: Década de 80

Nenhum comentário:

Postar um comentário