quinta-feira, 12 de julho de 2012

Breve História do Rock - 50's



Dia 13 de julho é o dia mundial do rock e, por isso, resolvi reunir algumas curiosidades da sua história e agrupá-las aqui no blog para vocês (re)verem as músicas que marcaram gerações. 


Os programas de rádio norte-americanos da década de 1950 começaram a tocar músicas com um ritmo cuja origem está no blues, no country e na música gospel. Com o tempo, esta nova batida foi sendo remodelada e, como se trata de uma evolução musical, não podemos apontar uma única música a ser classificada como a “primeira”. No entanto, há uma série de músicas daquela época que aprimoraram o que hoje conhecemos como rock. Nos anos 50, os instrumentos básicos que originaram o rock eram a guitarra elétrica, a bateria e o baixo, formando um ritmo frenético que agitou os jovens do passado, os do presente e, certamente, conquistará as gerações futuras. 


  • Década de 1950
Elvis Presley, com um borogodó todo especial, gravou That's All Right (Mama) pela gravadora Sun Records em 1954 e, no mesmo ano, Bill Haley & His Comets gravaram o hit “Rock Around the Clock”, que ficou famoso através do filme “Blackboard Jungle”, que em português recebeu o nome “Sementes da Violência”. A música é bem animadinha e dá vontade de dançar, não é a toa que fez sucesso e agitou os jovens daquela época. Baita música!





Bill Haley & His Comets vieram ao Brasil pela primeira vez em 1958, contratados pela Rádio e TV Record. O repórter Murilo Antunes Alves teve a oportunidade de entrevistar o astro do rock n’ roll, Bill Haley, no aeroporto de Congonhas.

O interessante é ver o modo de falar daquela época, parece que a língua era mais enrolada!! Confiram o vídeo a baixo:


A primeira música rock n’roll nacional foi escrita por Miguel Gustavo e gravada por Cauby Peixoto em 1957. Chama-se “Rock and Roll em Copacabana”. Ela é bem animadinha mas, sinceramente, não achei nem um pouco sopa no mel entender o que ele cantava. 






Os irmãos Tony e Celly Campello se tornaram ídolos do rock nacional. Entre os sucessos, podemos citar a versão de “Estúpido Cupido” gravada por Celly em 1959. Essa daí o mundo inteiro conhece, mas é tão boa que vale a pena ser ouvida de novo e de novo! É aquela música bacana para requebrar o esqueleto nos finais de festa! OhOh cupido... 




O que podemos dizer desse período é que as músicas do gênero eram não só feitas para os adolescentes, como também sobre a vida deles. As letras eram simples, falavam sobre os problemas enfrentados pelos jovens, coisas do cotidiano e, é claro, sobre o amor.

Quer conferir a lista das melhores músicas de rock dos anos 50? É só clicar aqui.

Aproveitem!



Próximo post: Década de 60

Nenhum comentário:

Postar um comentário