sexta-feira, 13 de julho de 2012

Breve História do Rock – 60’s


Paul, George, Ringo e John

Impossível falar do rock na década de 1960 sem citar The Beatles, a banda mais conhecida e querida do mundo. Dificilmente você encontra alguém que não goste deles. Suas músicas são eternas e ficarão marcadas para sempre na história de cada um de nós. Sempre penso na minha vida com trilha sonora, não sei se isso é muito louco, mas pelo menos em um momento, uma música dos Beatles seria ideal.


Mick Jagger, Brian JonesCharlie Watts, Keith Richards Bill Wyman  (1962)                                                                              Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts e Ron Wood (2012)

Podemos destacar ainda os Rolling Stones, com os sucessos "Gimme Shelter", "Paint it Black" , "(I Can't Get No) Satisfacton", entre outros. A banda, formada em 1962, está em atividade até os dias atuais. Nesse ano de 2012, a banda completa meio século, sendo uma das mais antigas ainda a tocar.  




Também merecem ser lembrados...

A versão original de “Respect”  é de Otis Redding, mas a versão que eu gosto mais é o cover da Aretha Franklin. Nada contra a versão original, de forma alguma, é que a da Aretha passa mais emoção, a voz dela se encaixa com perfeição na música.



Outro ícone da época são The Monkees, grupo americano para competir com os Beatles. Infelizmente, no início deste ano, David Jones sofreu um infarto e foi o primeiro Monkee a falecer.


Astros internacionais dos anos 60:

Bob Dylan, Led Zeppelin, The Who, Black Sabbath, Steppenwolf, The Temptations, Janis Joplin, Jimi Hendrix, The Doors, 
entre muitos outros. 
Uma triste notícia foi divulgada no início deste ano: Tony Iommi, do Black Sabbath foi diagnosticado com câncer linfático mas, felizmente, ele conseguiu vencer esse assustador obstáculo! Felicidades para os fãs e para a estrela do rock, que voltou aos palcos depois de ter superado a doença.




Astros nacionais: 
Jovem Guarda (Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia),
Os Mutantes (Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias), sendo que estes participaram do movimento tropicalista no país.


O que eu mais gosto do rock nacional nos anos 60 é Splish Splash cantada por Roberto Carlos, ela é contagiante! 






Festival de Woodstock 

 imw0105803 - Bethel, New York: Woodstock 
Festival 1969 ©Tom Miner/The Image Works/TopFoto


O grande marco da história do rock nos anos 60 ficou no finalzinho da década. Em 1969, ocorreu o Festival de Woodstock, que reuniu quase 500 mil pessoas em três dias de paz, amor e rock and roll, numa região rural, ao norte de Nova Iorque. O espaço, originalmente destinado a receber 50 mil pessoas, agrupou jovens hippies que buscavam ultrapassar os limites impostos pelos conservadores, vivendo com liberdade e promovendo a paz. Sendo contrários à guerra do Vietnã, os sonhadores de Woodstock participaram do maior festival de rock da história e marcaram, com aqueles três dias, um estilo de vida que talvez precisasse renascer nos dias de hoje. 

Se apresentaram estrelas da música como: Jimi Hendrix, Janis Joplin, The Who, Santana e Creedence Clearwater Revival.


Amo demais "Piece of my heart" da Janis Joplin. Em viagens de carro, meu pai colocava o CD dela e, ao me deparar com a música novamente, fui levada aquela lembrança da estrada, da espera para chegar logo, de perguntar o quanto ainda faltava, de olhar para as nuvens, para as árvores do caminho, pensar na vida, e desejar paz, assim como os jovens de 1969. Senti saudade. O vídeo a baixo traz a gravação ao vivo em que ela canta no Festival. Espero que ao ouvirem, ela também lhes traga novamente lembranças de um tempo de ingenuidade, bondade, paz e amor. 








Quer conferir as melhores músicas dos anos 60? É só clicar aqui

Aproveitem!


Próximo post: Década de 70

Nenhum comentário:

Postar um comentário