Vimos no post anterior que a MTV Brasil chegou em 1990, e com ela, muitas bandas e muitos estilos musicais diferentes! A década de 90 me surpreendeu com sua diversidade.
Finalmente, chegou a época da minha infância!
Abecedário dos sucessos internacionais:
*Alice in Chains
*Coldplay, Creed
*Dinosaur Jr.
*Evanescence
*Faith No More
*Green Day
*In Flames
*John Petrucci (guitarrista do Dream Theater)
*Krisiun, Korn
*The Libertines, Living Colour, Linkin Park
*Marilyn Manson
*Nirvana, Nickelback
*Otep, The Offspring, Oasis
*Pearl Jam
*Queensryche
*Rammstein, Radiohead
*Three Days Grace
*U2 ( Mudou o estilo musical com o lançamento de "Achtung Baby")
*Venom
*Weezer
*X-Men (não tinha o que colocar na letra x!) Mas por acaso, se quiserem ver a abertura do desenho da década de 90, cliquem aqui.
*Yellowcard
*Zombie (música do grupo The Cranberries).
"Colour my life with the caos of trouble..."
Belle & Sebastian, formada em 1996, na Escócia, é a minha banda favorita dos anos 90. Não apresentando um único estilo que a descreva por completo, ela tem uma pegada de indie rock e pop rock. O que importa é que vale a pena se deixar levar pelas músicas maravilhosas dessa banda! Assim como The Smiths, conheci B&S quando assisti ao filme "(500) Dias com Ela", através de uma referência à música "The Boy With The Arab Strap". Além de ser um dos meus filmes favoritos, recomendo muitíssimo conferir a trilha sonora.
Curiosidade:
O nome da banda faz uma referência a um livro infantil francês, "Belle et Sébastien", escrito por Cécile Aubry.
"With the lights out its less dangerous..."
Nirvana é uma das bandas que mais se destacou nos anos 90. Após o lançamento de "Smells Like Teen Spirit", o primeiro single do álbum "Nevermind" (1991), o sucesso foi concretizado.
Em 1992, o álbum ficou no topo da Billboard, e no mês em que isto ocorreu, a Billboard declarou: "Nirvana é aquela banda rara que tem tudo: aclamação da crítica, o respeito da indústria, o apelo pop da rádio e uma base sólida de rock universitário/alternativo."
O vocalista, Kurt Cobain, suicidou-se em 1994. Ele tinha problemas com drogas e há quem diga que ele sofria de depressão. De qualquer forma, suas músicas não serão esquecidas e seus trabalhos marcaram a história do rock.
Destaques nacionais:
Mamonas Assassinas, Skank, Pato Fu, Sepultura (começou no final dos anos 80), Jota Quest, Raimundos, Cássia Eller, Los Hermanos, Angra, O Rappa, dentre outros.
Los Hermanos lançou sua música mais famosa, Anna Julia, em 1999, com a participação da atriz, Mariana Ximenes, no videoclipe.
Os principais astros da música nacional dos anos 90 são os Mamonas Assassinas, que conquistaram os brasileiros, ou melhor, permanecem conquistando. Um infeliz acidente de avião, em 1996, levou deste mundo os queridos Mamonas: Alecsander Alves (Dinho), Bento Hinoto, Júlio Rasec, Samuel Reoli e Sérgio Reoli.
Os cômicos músicos gravaram sucessos como "Pelados em Santos", "Robocop Gay", "Vira-Vira", "Lá vem o alemão" e "Chopis Centis".
Aproveitem!
Quer conferir as melhores músicas dos anos 90? É só clicar aqui.
Próximo post: Primeira década do século XXI - anos 2000
No caso do Evanescence, não poderia ser considerada uma banda dos anos 00 (apesar de ter sido formada em 95) já que sua primeira demo foi lançada em 2000 (Origin) e o excelente Fallen em 2003?
ResponderExcluir