segunda-feira, 11 de junho de 2012

Se chorei ou se sorri, o importante é que eu fui ao Simun


Participar do Simun foi uma experiência incrível para desenvolver minha habilidade no jornalismo. Pela primeira vez numa simulação, entrei com vontade no Comitê de Imprensa. Minhas expectativas eram altas e logo no primeiro dia fui surpreendida: era a única integrante do jornal no qual havia me inscrito. Depois de ficar mega nervosa no primeiro dia, acabei recebendo uma ajuda inesperada. Um dos meninos, que não estava inscrito no mesmo jornal que eu, caiu de para-quedas e se mostrou prestativo e talentoso na função de jornalista. Ao longo dos dias, nós fizemos o jornal funcionar, dividimos as tarefas e conseguimos cumprir os desafios de transmitir a notícia aos outros participantes da Simulação.

O mais interessante de toda o Simun foi conhecer diversas pessoas que jamais conheceria caso não participasse. As conversas fluíam com naturalidade, como se já conhecesse aquele pessoal há séculos. Antes, eu era muito envergonhada para falar com gente desconhecida, mas fiquei surpresa comigo mesma ao achar bastante fácil e prazeroso me interagir com tanta gente assim.

Talvez seja por isso que gostei tanto de participar da Imprensa. Mesmo que eu não pudesse falar coisa alguma durante as sessões dos outros comitês, assim que elas terminavam e a informalidade voltava, perguntava o que considerava necessário para escrever as matérias para o jornal daquele dia. No entanto, na verdade,  conversávamos não só a respeito da Simulação em si, mas também  sobre diversos outros assuntos da vida de cada um.


Dei boas risadas, conheci várias pessoas e acredito ter cometido um equívoco no inicio desse texto. Não foi só minha habilidade no jornalismo que aprimorei, foi também minha predisposição a falar com outras pessoas, minha capacidade a ter mais equilíbrio em situações de ansiedade e, com tudo isso, tive a certeza de que cada experiência vale a pena, mesmo que algumas coisas não saiam da exata forma como esperamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário