quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Como transformar um dia ruim num dia agradável?



Em algumas manhãs, acordamos mal-humorados sem nenhum motivo aparente. Em alguns momentos, pensamos ser mais fácil colocar a culpa dos nossos aborrecimentos em outras pessoas. Às vezes, simplesmente dizemos estar num dia ruim. (Um belo de um bad day como resultado de n razões, sendo que, em muitas vezes, nenhuma dessas razões são provenientes de nossa própria ação.)

Talvez o problema não esteja muito longe. Algumas pessoas podem ver a causa de suas angústias e escolhem não fazer nada para se sentirem melhor. Ou então elas nem sabem como mudar o que as aflige. Por mais que elas se sintam presas, ao menos deviam olhar para o alto. A rua sem saída não parecerá tão sufocante, pois, ao olhar para o céu, elas poderão encontrar quilômetros de liberdade.



Hoje, tudo indicava que eu fosse enfrentar um dia ruim. Perdi a hora. Logo eu que sou uma pessoa que ama chegar a tempo, estar em dia com as responsabilidades e seguir a rotina da forma como deve ser. Pois bem. Lá estava eu abrindo meus olhos e vendo toda aquela luz no meu quarto. Um pouco claro de mais para às 6 da manhã, não? Só que não eram 6 horas. Eram 9h45 e, de repente, me perguntei como isso pôde acontecer. Afinal, o despertador estava funcionando, a única coisa que parecia estar quebrada era eu mesma.

O dia anterior fez mais do que acabar com a minha bateria, fez com que eu entrasse em defeito mesmo. Liguei logo para minha mãe e perguntei por que ela não havia me chamado quando saiu para o trabalho. (Lá estava eu tentando me livrar da culpa). Ela me disse que não só havia me chamado, como também tínhamos conversado.

(O problema? Eu não me lembrava de nada disso.)

Como sempre, ela me ajudou dizendo que esse tipo de coisa é normal e que muita gente também perde a hora. (Eu já havia perdido a hora outras vezes, mas, veja bem, nunca havia perdido a memória que nem hoje!)

Em todo caso, me acalmei, respirei e fui pra faculdade mesmo assim. Assisti a aula do último tempo, que foi surpreendentemente boa, e parei de pensar no que aconteceu.

O resto do dia foi se resolvendo por si só. Verdade que tive que correr em algumas horas para chegar na aula de francês a tempo. Mas, no geral, o andamento do dia foi muito bom. Tudo o que fiz foi esquecer o que havia dado de errado. Por fim, eu me acalmei.

A dica que eu deixo é: sempre veja o que você pode fazer diante das circunstancias. Diversas coisas ao longo do dia podem não sair conforme o planejado. Como quando você sai de casa sem guarda-chuva e, na volta pra casa, cai o maior toró. A forma de voltar provavelmente mudará devido a esse imprevisto, mas é fundamental encarar o fato e descobrir como sair da situação da melhor forma possível.

A teoria da evolução de Charles Darwin é bem apropriada em momentos assim de estresse. Os que sobreviverão aos maus momentos que a vida traz (momentos bobos como esses ou situações realmente tensas e complicadas) são aqueles que se adaptam melhor às mudanças. Logo, não importa sua força, agilidade ou eloquência. Se não souber aproveitar as circunstâncias, terá dificuldade na sua sobrevivência diária.

Afinal, a cidade é uma selva. A vida é uma prova e cada dia é uma adaptação ao imprevisto. Os planos mudam, mas devemos permanecer perspicazes.



O mau humor de quando acordei sumiu gradativamente. No fim do dia, ouvi minhas músicas favoritas, entrei de baixo do chuveiro e curti meu tempinho de relaxamento. Sabia que estava bem. Sabia que a culpa era minha de tantos problemas, de tantos descontentamentos, de tantos dias de mau humor. E percebi que de fato isso não era problema.

Para tantas situações, mesmo que possa parecer o fim de tudo, mesmo que você esteja triste e, por maior que seja o sofrimento, procure sempre essa sensação de estar livre. Ouça uma música diferente, converse com as pessoas sobre qualquer coisa, veja filmes bons. Deixe de lado os pensamentos opressores. Para que pensar sobre o que os outros pensam de você, por exemplo? Liberte-se.


Seja gentil com as pessoas, trate bem todo mundo, não fique reclamando demais. Quando se der conta, vai estar deitado em sua cama, ouvindo Evensong (Innocence Mission) sentindo que está tudo bem, sabendo que tem em quem confiar, sabendo que um novo dia virá. Mas trate de você mesmo fazer valer a pena essa caixinha de surpresas que o sol traz quando nasce.

"The day is over. And still so heavy on the mind..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário